terça-feira, 4 de setembro de 2012

O Ataque Preventivo II. Ou: caçada ao outubro vermelho.


Segunda-Feira, último dia 3, Marcelo Freixo foi debater no auditório da Universidade Veiga de Almeida a convite de professoras de Assistência Social. Pretensamente não era um evento de campanha. Pretensamente.

Não nego que pessoalmente o candidato se apresenta bem. É articulado o suficiente para aturar, sem muxoxos, a inanição intelectual de grande parte do seu eleitorado que meu amigo Lucas Farias tão bem alcunhou de Freixetes. Um deles, burguês rematado, trajado com um casaco de marca cujo preço pode chegar a singela bagatela de R$ 500,00, pediu a palavra e, numa articulação lulista das palavras falou mal dos..... burgueses. Até outubro é o que terei de aturar.

Logo no início do debate enviei uma questão para Freixo, transcrita por femininas mãos. A questão indagava como ele conseguiria governar o município sem contar com a maioria na Câmara dos Vereadores. Ele lotearia cargos aos partidos fisiológicos que tanto diz desprezar?

A pergunta chegou a ele. Notei de cara que o papel verde, de um verde bem chamativo, foi lido e rechaçado. A idéia de Freixo, a priori , era não entrar no tema, que é seu Calcanhar de Aquiles. Debate vai, debate vem, após ser indagado oralmente por outrem que assistia ao debate – Freixo estava tornando o encontro numa admoestação aos especuladores imobiliários – veio a resposta àquela que seria a minha questão. E  com ela Freixo deu com os burros na água.

O charme que seduz professoras e aterroriza o Legislativo.


Disse ele que insuflará as associações de moradores, não só as de comunidades carentes, mas as dos bairros também, a pressionar os vereadores. Em suma foi o que disse. Na visão dele repetida diversas vezes ao longo do encontro, “a comunidade não é ouvida”, “a comunidade precisa ser ouvida”.

Já falei antes que o professor de história, que é candidato, se equivoca no que não poderia se equivocar. Há a estultice de querer comandar a tal Primavera Carioca. Há a estultice de querer brigar com o legislativo. Alguém precisa explicar para os membros do PSOL (Deputado Fraga no balaio!), que embora eles desgostem da democracia, que embora nossa democracia seja pra lá de torta, isto aqui é uma. E numa democracia republicana como a nossa, os cidadãos escolhem via eleição quem os representará.  

Querer brigar com outro poder republicano é tolice e infrutífero. Querer jogar a população contra o legislativo é desrespeito a Constituição e as instituições, que um futuro prefeito não deveria se julgar no direito. Forte e unida a Câmara de Vereadores engolirá o prefeito e seu anacronismo, que é talhado na escola já ultrapassada de Paulo Freire, de quem parece Freixo é seguidor e fã. O jeito novo de fazer política do queridinho dos artistas é, portanto, só o jeito velho e caminho mais curto para a paralisia municipal.

Travestidos de bons moços, bem arrumadinhos e seguindo passo a passo as dicas de Glorinha Kalil – o núcleo duro Freixete a trata como agente repressora do capitalismo selvagem das passarelas –  a franja vermelha carioca para não ser apeada na bazofia que é Babá, apresenta Marcelo Freixo.

Eu só queria poder comer um peixe frito em paz na beira da praia. Entra setembro e sua real primavera e o sol não me contempla. Vejo-me aqui, sozinho, caçando e caçado, tentando evitar que a maré vermelha em outubro afaste os peixes da costa onde pesco. Quem fecha com Freixo, cedo ou tarde ainda fechará a Baia de Guanabara. Quiçá a Guanabara inteira.
 
Babá: o exemplo mais bem acabado do retrocesso que é o PSOL. 

31 comentários:

Unknown disse...

Apesar de não concordar com sua opinião, e ver que hoje o município do rio está uma verdadeira droga, vejo Freixo uma esperança de mudança na qual vale a pena apostarmos.

Marcus Gopfert disse...

Parabéns pelo texto, estou pra escrever algo parecido com uma ligação PSOL, segurança, Brizola, sem tempo por causa da faculdade mas vai sair.

Abraço.

Gustavo Romano disse...

A resposta virá em breve! A resposta dele sobre os vereadores nem foi tão ruim. Simplesmente ainda não há resposta para essa pergunta!

Victor Carvalho disse...

EU FECHO COM FREIXO! e tenho dito!

Rodrigo Diniz disse...

Meus sinceros aplausos pelo seu texto

Gabriel Amaral disse...

Tome sempre cuidado com a esperança que promete vencer o medo. Somos menos enganados quando temos medo!

Gabriel Amaral disse...

Escreva sim, e me mande qdo puder.. Abrçs e obrigado pelo o elogio.

Gabriel Amaral disse...

Muito Obrigado pelo elogio. Vc diz que votará no Freixo, mas leu o que escrevi e gostou. Isto o coloca em alta conta e o difere de vários eleitores, tanto faz de qual candidato, que não sabem conviver com as diferenças. Portanto, e por isso, parabenizo a vc tb. abrçs!

Anônimo disse...

Texto bem elaborado, ditando uma verdade que caso esse indivíduo ser eleito teremos de viver,sem apoio não há como gerir esse município.

Denize Neves disse...

Apesar de achar seu texto muito bem elaborado, discordo de alguns pontos. Vejo que na atual circunstância a que chegamos eu só posso votar no Freixo, pois precisamos mudar e Eduardo Paz não dá mais...

Gustavo Romano disse...

Concordo com tudo!

Gabriel Amaral disse...

No meu entender não é que tenha sido uma resposta ruim. Foi terrível. Disse pra ti que achei ruim na hora. Espero Ansioso a resposta.....

Gabriel Amaral disse...

Bom que você tenha achado o texto bem elaborado. Imagino que Freixo não vá ser eleito, mas a questão primordial pra mim é o desrespeito que ele tem com o legislativo, do qual, até o momento ainda é membro.. abraços!

Gabriel Amaral disse...

Discordar é virtude dos que pensam por si só. E uma sorte. Agradeço que o texto tenha lhe agradado. Abraços...

Jonas disse...

Só não entendi uma coisa: você dá a entender que Freixo não conseguirá governar por falta de maioria no legislativo municipal. O que você sugere, então? Votaremos pela praticidade, escolhendo o candidato com maioria no legislativo, porém farto de conchavos e que, em vez de fazer o certo, prefere dar publicidade ao irreal com o intuito de iludir e mais uma vez ludibriar o povo.

Freixo pode não ter maioria dentre os vereadores, mas terá a maioria dentre eleitores que não suportam mais enganadores a frente da cidade.

Eu fecho com o Freixo!

Gabriel Amaral disse...

Releia o texto, Jonas. Não há momento que eu tenha explicitado o que você indaga e diz não ter entendido. Sugiro que leia outros textos meus no blog, nos quais poderá notar quem penso algo bem distante do imaginado por você. Freixo se apresenta como algo novo, mas sua ideia é ruim. Tivesse dito: vou chamar os vereadores no meu gabinete. Apresentar a eles o que proponho e as vantagens que a cidade e seu povo terão. Espero que entendam e me apoiem!
Fosse assim eu diria que ai sim ele tem uma chance de fazer a coisa certa. Mas não foi assim que procedeu o candidato. Em nome no ranço esquerdista ele afirmou que aposta no caos social pra resolver a pendenga. É a má ideia, que pode culminar no pior dos finais. Você fecha com Freixo querendo pagar pra ver. Eu não quero pagar!

Unknown disse...

Bom texto, bons comentários!!
Freixo sem duvida é uma esperança, apenas isso... Ainda tem que amadurecer muito para se tornar algo concreto!!!

Gustavo Romano disse...

Porra, mandou bem bagarai.

Gustavo Romano disse...

Discordo. De qual amadurecimento você afirma que ele precisa?

Unknown disse...

Sabe, seu texto é bem escrito, parabéns.
Mas discordo radicalmente quando vc simplesmente coloca palavras na boca do candidato ou afirma previsões que vc não pode dar conta (acaba parecendo o João Bidu da política).
Deixa tristes falhas a meu ver, pois vc reclama tanto que ele se apega ao esquerdismo e assim não oferece uma solução viável. No seu caso, se apega ao direitismo e afirma que "ele afirmou que aposta no caos social...". Gostaria de saber em que momento ele afirmou isso. O texto é opinativo, mas vc não pode sair por ai dizendo que uma pessoa afirmou algo que é uma interpretação sua.
Assim como no próprio texto em que existe a afirmação “Disse ele que insuflará as associações de moradores”. Com toda a certeza, ele NÃO disse isso. Novamente é mais uma interpretação e previsão sobre algo que ele afirmou. Como gosta tanto de criticar, deveria prestar atenção em como fazer isso. È leviano em demasia distorcer essas afirmações.
Como o blog é opinativo: Sou a favor do Freixo, sim. O Rio vive atualmente esse caos social que vc se refere, e o Freixo é a única alternativa. Veja bem, alternativa. Todos os outros perpetuam a mesmice da política a que estamos acostumados.
Não acho que o psol e o candidato em questão vão contra a democracia, apesar de seu partido ser socialista, acredito que eles sabem a realidade que fazem parte e adaptam suas idéias aos mecanismos desse tipo de política, como justamente contar com o apoio popular. Ele não disse que vai passar por cima de vereadores e sim contar com mais apoiadores. E andei me informando, ele já deu declarações onde aceita apoio de pessoas não corruptas. Alias, acho que eles sim estão mostrando nessa eleição uma forma clara e transparente de se fazer política.

Jonas disse...

Por favor, ênfase nesse trecho da Paula Oliveira:

"O Rio vive atualmente esse caos social que vc se refere, e o Freixo é a única alternativa. Veja bem, alternativa. Todos os outros perpetuam a mesmice da política a que estamos acostumados."

Verdadeiramente isso sintetiza a cara do atual pleito carioca!

Gustavo Romano disse...

Jonas leia o texto anterior do Blog. Todos contra UM.
http://dadireitapraesquerda.blogspot.com.br/2012/09/todos-contra-um.html

Gabriel Amaral disse...

Estávamos você e eu naquele auditório segunda. O que Freixo disse ser alternativa para a falta de apoio do legislativo – e disse de maneira enviesada – foi exatamente isto: dar força as associações de moradores, todas elas, em contraposição a possível falta de apoio na Câmara. Não coloquei estas palavras na boca dele. Ele as disse aos nossos olhos, Paula. Ademais, se o texto deixa “tristes falhas”, bem escrito ele não pode estar, certo???

Com medo de ter afirmado algo inverossímil, reli o texto. Quem diz que haverá caos social com a eleição do Freixo sou eu. E nem digo no texto. Disse nos comentários. Não afirmo no texto em canto algum que durante o debate ele prometeu trazer o caos social para o Rio, caos que hoje também não acontece.

Quanto ao “insuflará ...” apelo para o dicionário. Insuflar, entre outros significados figurativos quer dizer inspirar. Indo adiante também pode ser substituído por orientar, propor. Palavras que figurativamente também servem para designar o termo “estimular”, termo este usado por Freixo no debate, como prova o vídeo abaixo.

http://www.youtube.com/watch?v=FrdyvSqkToQ

Não sabia quem era João Bidu até o texto do Lucas sobre Astrologia e Signos. Não me meto nessas searas. Quem pensa política precisa ter na cabeça que se trata também de previsões sobre o futuro. Trata-se de uma obviedade tão imensa que eu nem deveria estar dizendo isto. A lógica sempre ganha, Paula. Do mesmo jeito que você prevê um Rio melhor com Freixo, do contrário seu voto nele seria uma maluquice, já que ninguém vota para piorar nada, meu texto e meu voto, ambos contrários a Freixo são objetos – e resultados - de projeção.

Para encerar, não gostei de ser tratado como alguém leviano, quando simplesmente – e é direito meu fazer o que fiz – deixei claro o que é Marcelo Freixo para mim. Se há alguma ressalva a se fazer do meu texto, que seja na base da opinião, que pode ser dura, pode ser até ofensiva, mas não pode extrapolar o aceitável.

Não conheço canto algum do país governado pelo PSOL que possa atestar que eles sabem se adaptar a realidade do jogo político sem se comprometerem com jogos escusos. Esta é uma previsão sua. Mas me parece que previsões suas são válidas, né?

Também não disse que ele afirmou querer passar por cima dos vereadores. Escrevi que ele quer brigar com os mesmos e previ que se assim for será atropelado.

Encerrando de vez, Freixo não é juiz. Quem ele pensa que é para poder julgar quem é corrupto ou não? Se por acaso algum vereador maroto desses, daqueles sobre os quais não se tem nada que desabone, a priori, resolva apoiar Freixo, surfando assim na onda popular do Fraga da vida real, o então prefeito Freixo ao descobrir que se trata de pilantra juramentado vai assumir que foi enganado. Cometerá Harakiri em praça pública????

Gabriel Amaral disse...

Freixo é a única alternativa pra vc. Outras existem e estão ai para a apreciação do povo. Quem vem quente e fervendo num tom messiânico, como se apresentam os Freixetes, na maior parte das vezes só querem mascarar a falta de argumentos. Daí, ululantes, gritam que só eles são alternativas diferentes e honestas. Que desonestidade vc conhece de Otávio Leite que o desabone? E de Rodrigo Maia? Aspásia?? Diga ai!!!!

Gustavo Romano disse...

Duas palavras, ou melhor dois nomes que Rodrigo Maia e Otávio Leite tem que me desabone: César Maia.

Aspásia? Tá de sacanagem né?

Anônimo disse...

MARCELO FREIXO recebe LIGAÇÕES de PRESIDIÁRIOS.
http://www.youtube.com/watch?v=YZg2oPHIpBE&feature=plcp

Anônimo disse...

Insinuar que Freixo não conseguirá levar cidade por não ter maioria na câmara é reconhecer que o Rio é comandado por essa corja pútrida chamada PMDB e sua coligação. Reconheço que por pura picuinha política a câmara não fechará com Freixo como seus eleitores. Contudo prefiro uma cidade inerte a uma cidade governada, não por burgueses, mas pela nova nobreza.

Gustavo Romano disse...

Ainda existem pessoas conscientes e pensantes nesse Rio de Janeiro.

Gabriel Amaral disse...

Nova nobreza?? Sério mesmo que li isso? Socorro! E o anônimo ainda diz que prefere uma cidade inerte - paralisada - só pelo prazer de não vê-la governada "por burgueses", essa classe criminosa, não é mesmo?

O pensamento dos Freixetes, não de todos, mas de grande parcela é tão tacanho que dá dó. Para quais braços eles imaginam que a população correrá quando, ao se deparar com a falta de traquejo político de Freixo ao lidar com a Câmara, ou meios de comunicação que lhe sejam hostis, notarem um prefeito acuado, perdido?

Anônimo disse...

Como tens certeza de que o Prefeito Freixo, não conseguirá governar? Como é possível governar com vereadores corruptos? Querido Gabriel, deixe você de ser tacanha, e enxergue o óbvio, a corrupção não pode reinar mais. Chega!

Gabriel Amaral disse...

Querido anônimo, não tenho certeza que Freixo não conseguirá governar. Trata-se de prognóstico. Assim como é o seu ao achá-lo a solução para a corrupção que reina, não só no Rio, como em todo país. Imagino que o "tacanha" de sua resposta acima tenha sido apenas erro de digitação. Do contrário você me trata como uma personagem, o que não sou. Outro erro comum que os eleitores de Freixo cometem é o de achar que os que não o querem eleito preferem a corrupção, como se toda a sorte e virtude estivesse do lado de vocês. Não, Anônimo. Não mais quero um município corrompido. Não quero um Estado falido pagando com o meu suor o lucro dos que não merecem lucrar porque incompetentes. Ou a esmola dos que não pescam porque o peixe lhes é dado. Por isso, de maneira alguma voto Freixo. Simplesmente não quero dar chance a paralisia, que pode, quem sabe até se mover, mas se moverá sempre no rumo contrário a progressão que estes tempos pedem.